sábado, 8 de outubro de 2011

Porque estudar o solo?

O solo é um importante componente do ecossistema terrestre e é essencial ao desenvolvimento da vida sobre os continentes. Além de servir como sustentáculo para as raízes das plantas, é no solo (especificamente na solução do solo) que retiram os elementos essenciais para a sua nutrição. 

O solo também exerce papel fundamental na regulação e distribuição de águas superficiais e subterrâneas, uma vez que pode favorecer o armazenamento (através da infiltração) ou o escoamento das águas pluviais. Além disso, atua como agente filtrante e protetor da qualidade da água, sustenta e transforma resíduos, “seqüestra” gases que intensificam o efeito estufa, como o CO2 e o  CH4, e abriga uma vasta reserva genética que corresponde a grande parte da biodiversidade terrestre. 

Nós também utilizamos o solo como matéria-prima (olaria, cerâmica, pomadas, etc.) ou como substrato para obras de engenharia (construção de residências, indústrias, estradas etc.) e para atividades agropecuárias diversas. 

O SOLO DÁ SUPORTE AOS HABITANTES E À INFRA-ESTRUTURA NECESSÁRIA ÀS ATIVIDADES E AO LAZER DAS SOCIEDADES HUMANAS. ELE CONSERVA OS TESTEMUNHOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Devido à grande importância dos solos, muitas guerras, em todos os períodos da história, foram motivadas (dentre outras causas) pela a necessidade de uso e controle do mesmo.  

PODEMOS CONCLUIR QUE O SOLO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA TODOS, POIS É DELE QUE BROTA A VIDA DE ONDE RETIRAMOS OS ALIMENTOS, NOSSAS ROUPAS, MÓVEIS, ANTIBIÓTICOS E MUITAS OUTRAS COISAS ESSENCIAIS PARA A VIDA MODERNA. ALÉM DISSO, É SOBRE ELE QUE CRESCEM AS FLORESTAS ONDE VIVEM OS ANIMAIS E MUITOS SERES QUE MANTÉM O EQUILÍBRIO DA NATUREZA. SEM O SOLO NÃO SOBREVIVERÍAMOS.

 Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função da falta de conhecimento das suas características e dos processos relativos ao seu funcionamento, bem como o seu uso inadequado e excessivo. 

Diferentes atividades se desenvolvem e fazem concorrência umas às outras sem considerar a diversidade dos solos. Nestas condições, o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado, acarretando interferências negativas no equilíbrio ambiental, diminuindo drasticamente a qualidade de vida nos ecossistemas, principalmente naqueles que sofrem mais diretamente a interferência humana.

Atualmente pode-se observar a degradação do solo em diversos processos tais como: redução de sua fertilidade natural, diminuição da matéria orgânica, perda de solo por erosão, compactação, salinização, contaminações (minerais, orgânicas, radioativas) por resíduos urbanos, industriais e agrotóxicos, alteração do solo por obras civis (cortes e aterros), decapeamento para fins de exploração mineral, desertificação e a arenização.

Na agricultura principalmente em paises subdesenvolvidos o solo é prejudicado pelas queimadas e pelo desmatamento. O fogo destrói não apenas as plantas que são o alvo dos incêndios, mas também suas raízes e microorganismos que vivem na terra, tornando-a estéril, sem as proteínas necessárias às plantas. O desmatamento causa também a erosão do solo.

PARA SABER MAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS QUEIMADAS E SUAS IMPLICAÇÕES NO SOLO, VISITE OS ENDEREÇOS ABAIXO:

 
http://real.emm.usp.br:8080/ramgen/futuro/bibvirt/tome_ciencia/102c.rm  

 http://real.emm.usp.br:8080/ramgen/futuro/bibvirt/tome_ciencia/102b.rm

(Para ouvir as entrevistas você precisa ter em seu computador o programa Real Player)

No Brasil e demais países tropicais, a intensidade, o volume e a concentração das chuvas durante o verão acarretam um intenso processo de erosão dos solos, que se torna ainda mais grave quando se trata de áreas com topografia inclinada ou sem cobertura  vegetal.

Devido a grande importância do solo para a manutenção da vida no planeta, fica claro a necessidade de um maior envolvimento por parte de todas esferas da sociedade visando uma maior compreensão a respeito do que é  o solo,  porque e de que forma preservá-lo

SE LIGUE!!! VOCÊ JÁ COMEÇOU A ORGANIZAR O SEU GLOSSÁRIO DE PEDOLOGIA E MEIO AMBIENTE? ACESSE O ENDEREÇO ABAIXO E TENHA MAIS UM RECURSO PARA AJUDAR A MONTAR O SEU GLOSSÁRIO:

http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/vocabulario.pdf


POR QUE ESTUDAR O SOLO? ACESSE O ENDEREÇO ABAIXO E SAIBA MAIS:
http://www.escola.agrarias.ufpr.br/importancia.html



Sejam bem-vindos

Prezados e prezadas estudantes,

Estamos começando a disciplina Pedologia e convidamos cada um de vocês a embarcar em uma aventura magnífica através do conhecimento. Temos um belo caminho a percorrer, contudo precisamos de entusiasmo, princípio fundamental para que os bons ventos possam soprar, movendo e comovendo o nosso ser, conduzindo-nos aos continentes dos diálogos e dos saberes. 

Vamos aprender um pouco sobre o nosso paneta, os solos e s sinergias responsáveis pelo dinâmica da vida no planeta? Então, embarquem em nossa arca do conhecimento e, boa viagem!!!

Grande abraço.

Prof. Fábio Nunes.



A nossa casa, um pálido ponto azul...